05 julho 2012

Evento Noitada Cultural é adiado


A organização do evento Noitada Cultural “De Livre e Espontânea Vontade” comunicou no ultimo domingo (01) o adiamento do evento que aconteceria nos dias 13 e 14 de julho. Segundo a Equipe de Reboque, grupo responsável pela organização do evento, alguns imprevistos inviabilizaram a realização do evento. Veja a entrevista com Julia Ribeiro, uma das integrantes da Organização.
Qual o motivo do adiamento do evento?
Vários imprevistos apareceram e nós não conseguimos contorna-los. Um evento como esse requer planejamento e tempo para execução, nós fizemos o planejamento, apresentamos o projeto, mas tempo que é importante nós não tivemos. São várias atrações, de variadas expressões artísticas, teatro, dança, música, exposições, dança, tivemos menos de dois meses para correr atrás, até o dia do evento chegamos ao consenso que não daria para preparar todo esse material e pensamos se é pra fazer, que seja bem feito, melhor adiar.
Então você acredita que houve, de certa forma, um erro no cronograma do Projeto?
Não diria um erro, diria que houve euforia (risos) vontade de acontecer, sabe? Porque a gente queria ver o evento acontecendo, mas esquecemos que estávamos com uma questão delicada nas mãos, as atrações vão se apresentar de forma gratuita, nós da organização não vamos ganhar nada em troca e todo mundo tem sua vida, seu trabalho seus afazeres, não dar para pararmos tudo para nos dedicarmos só ao evento. Não temos o apoio de nenhuma organização pública ou privada, por escolha própria, como é ano de eleição e tudo gira em torno disso, achamos melhor nos reservar, porque envolver esse tema é complicado, você sabe como é aqui, se um lado ajuda, já tomamos partido ou virse e versa, essa postura foi para nos preservarmos e preservar o evento. Nós resolvemos fazer, nós é que buscamos realizar, temos o apoio com patrocínio, foi apenas o que pedimos para a sociedade, o resto é com a gente.
O grupo Reboque que assumiu a organização do evento elaborou um projeto que buscava apoio em troca de publicidade, como foi a receptividade desta estratégia por parte dos patrocinadores?
Foi bem aceito, quem não quer receber um serviço em troca de uma colaboração? E foi esse um motivo também de adiamento, não tínhamos nesse tempo, como assumir nossa parte no acordo. Oferecemos um serviço e não tivemos tempo de executar. Algumas pessoas que viram o projeto e leram, gostaram muito e opinaram que o evento é importante e pela estrutura ainda não havia visto igual. Claro que teve as pessoas contra, tem gente que não dar a mínima importância para cultura, acha uma perca de tempo, sem perceber que essa valorização faz parte de um processo de identidade, de sabermos o que somos e pra onde vamos. Se nós não valorizarmos o que é nosso, quem vai?
Na sua opinião, qual a deficiência cultural de Luzilândia?
Não temos deficiência cultural, o evento quer mostrar isso, que nós temos várias expressões artísticas aqui, o que falta é evento que valorize isso. Nós já tivemos grandes eventos, que buscavam isso, como a Semana de Arte aqui de Luzilândia, até as quadrilhas juninas, já tivemos nosso tempo de ouro, com grandes quadrilhas que levavam o nome de Luzilândia para os festivais lá fora, mas isso no passado não muito distante. Por isso nosso slogan “Cultura a gente faz com vontade”, essa iniciativa não tem que partir apenas do poder público, mas da sociedade também, de todos, o primeiro passo é valorizar o que é nosso.
Para quando foi remarcada a data para o evento?
Depois de uma reunião com quase todos do grupo, escolhemos a data de 07 e 08 de setembro que cai em um feriado prolongado e estratégico porque a cidade vai está movimentada. Também acreditamos ser tempo suficiente para uma preparação melhor das atrações.
Queria deixar alguma mensagem?
Sobre o adiamento, pedir a compreensão de todos e convidar desde já todo sociedade para prestigiar o evento. E pedir que acessem nosso Blog e na página do Grupo nas Redes Sociais que vai está atualizado com todo o andamento do evento.

FONTE: LUZIONLINE.COM.BR (Paula Andréas)
 

Copyright © Lucas Celebridade. desenvolvido por: Herick Sampaio