22 novembro 2012

Autoridades e sociedade discutem sobre campanha de conscientização no transito em Luzilândia e região




A Comissão organizadora da Campanha “Protejo minhas ideias, uso o capacete” que está mobilizando as autoridades e sociedade civil em geral de Luzilândia e região para a importância da prevenção de acidentes no trânsito, realizou na noite da ultima terça-feira (20), na Câmara Municipal, uma reunião para apresentar, discutir encaminhamentos e estratégias para o desenvolvimento e abrangência da campanha e Luzilândia e municípios da região.

Estiveram presentes no evento o
coordenador geral da campanha, Náiguel Castelo Branco, além de outros membros da comissão, autoridades e representantes do Batalhão da Policia Militar, Guarda Municipal, Diretor do DETRAN-Luzilândia, Hospital Gerson Castelo Branco, SOS Municipal, Unidades Escolares Luiz Teixeira e Sete de Setembro, Terço dos Homens da cidade de Joca Marques, fisioterapeutas, enfermeiras e Professores do munícipio e região de escolas públicas e particulares.
A reunião foi uma oportunidade de detalhar à população e aos parceiros os objetivos da campanha, além da metodologia, recursos e metas a serem atingidos. Marcos, membro da comissão organizadora da Campanha, detalhou alguns pontos, o desenvolvimento e as estratégias de marketing utilizado para divulgação. Durante a explanação de Marcos, alguns participantes se pronunciaram sobre a realidade da nossa cidade diante da situação, parabenizaram a campanha, mas colocaram a importância do apoio dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a que possa evitar a ocorrência de mais acidentes na região, através da fiscalização do cumprimento dos deveres.
Naiguel Castelo Branco apresentou as estimativas do numero de acidentes dos últimos 4 anos no munícipio e os índices são preocupantes.  Os números não são oficiais, mas representa uma realidade que atinge a grande maioria das cidades pequenas como Luzilândia: acidentes com vítimas fatais, a maioria por tomarem atitudes irresponsáveis no transito. Os dados foram colhidos no Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, que recebe pacientes dos demais municípios circunvizinhos como Joca Marques e Madeiro, as informações foram repassadas por funcionários do hospital.

A participação do público presente foi bastante importante e enriqueceu o debate. Alguns compararam Luzilândia com outras cidades vizinhas como Esperantina, São Bernardo e Santa Quitéria no Maranhão, onde a realidade sobre a obrigação de usar capacete e o sucesso da fiscalização permanente as diferenciam muito. Os presentes fizeram colocações de algumas ideias para enriquecer ainda mais a campanha educativa, entre elas: convidar o Conselho Tutelar, solicitar do órgão competente a sinalização, os órgãos disponibilizar funcionários para a campanha, dias de mobilização educativa nas ruas, principalmente dia de sexta-feira, conscientizar as famílias sobre a questão do menor guiando moto, coibir o apadrinhamento político quando a moto for presa com irregularidades com pagamento de multa pelas irregularidades , convidar psicólogas para trabalhar com a família que perdeu parente vitima de acidentes, palestras nas escolas entre outros.
Naiguel Castelo Branco informou ainda sobre do oficio dirigido ao Juíz da Comarca de Luzilândia com pedido de uma audiência para apresentar o projeto juntamente com autoridades locais convidadas. Vamos ficar aguardado a data marcada para a audiência.
 
www.luzionline.com.br 
Paula Andréas
 

Copyright © Lucas Celebridade. desenvolvido por: Herick Sampaio