24 maio 2008

PEÇA " O JULGAMENTO DA CAPITÚ", PRODUZIDA E ATUADA PELOS ESTUDANTES DE LETRAS/PORTUGUÊS,BLOCO II, DA UESPI...

Escobar (Regianildo Luciano), Capitú (Gilmara) e Bentinho (Lucas Brito)
Capitú (Gilmara) sendo ouvida pelo Juíz
Bentinho (Lucas Brito) externando seu depoimento, numa cena surpreendente
Uma das testemunhas de defesa (Ruth Meiry), sendo questionada pelo Advogado de acusação (Marcos Félix)
Capitú (Gilmara) se defendendo
Advogado de defesa (Brizamar Júnior), que tirou o terno em pleno tribunal, em estratégia para a cliente, discute com Bentinho (Lucas Brito), e são repreendidos pelo Juíz (Fernando Alves)
Testemunha de desefa (Ruth Meiry), faz juramento
Testemunha de defesa (Renata Machado), se pronunciando

Parte do elenco reunido para click´s após a bem sucedida encenação
O fictício Júri, interpretado pelos próprios acadêmicos:Maria, João Carlos, Valéria Paiva, Adriana Barbosa, Janete e Ytana
Professor Gilmar, ministrante da disciplina Cânone Literário, com o acadêmico Fernando Alves, que encarnou o Juíz
Escobar (Regianildo), "depõe" perante o Juíz
Mais uma das testemunhas, interpretado por Socorro Gomes





Capitú traiu ou não triu Bentinho?


Esse foi o questionamento que o Professor Gilmar, da disciplina Cânone Literário, do curso de Letras/Português, da UESPI, colocou para que os acadêmicos respondessem através de uma dramatização em público, dentro da própria instituição.


A obra de Dom Casmurro, que aborda essa paixão tórrida entre Capitú e Bentinho, deixa buracos no tocante à uma suposta traição que a bela teria com um melhor amigo de bento, o escobar.

Vendo todas essas "brechas" , que deixa vazar várias desconfianças, os universitários fizeram a peça-prova " O Julgamento da Capitú", onde todos os atores surpreenderam com as atuações em seus respectivos papéis. Na encenação tinha Capitú (Gilmara), Bentinho (Lucas Brito), Escobar (Regianildo Luciano), Juíz (Fernando Alves), Advogado de acusação (Marcos Félix), Advogado de defesa (Brizamar Júnior), Testemunhas de defesa ( Ruth Meiry e Renata Machado), Testemunha de acusação (Socorro Gomes) e os Jurados (Adriana Barbosa, Ytana Carvalho, Janete, João Carlos Rocha, Maria do Desterro e Vanessa Sales), tudo fictício, é claro.
Capitú (Gilmara), foi condenada por 4 contra 3 dos votos que destoaram.
A peça chamou atenção dos estudantes das outras salas, que entraram na sala para assistir de perto, a peça que virou espetáculo!
Parabéns Letras/Português Bloco II

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Cheguei até seu blogger atravez de uma pesquisa sobre as pistas do adultério de Capitu. Achei muito interessante a forma como foi feito o julgamento. Como tenho uma proposta da minha professora para acusar Capitu na semana que vem, gostaria de pedir-lhe uma pequena ajuda, se possível fosse. Pensei que talvez você pudesse me enviar os argumentos que usaram para acusá-la. Muito obrigada pela atenão. Desculpe-me qualquer coisa.

maicaimmich@hotmail.com

Anônimo disse...

amei!!!!
qnd vc vem pra maceió?
;*

Anônimo disse...

Bicha, como é que uma peça pode ser ATUADA? Vá estudar minha filha. Uma peça de teatro é ENCENADA, tá? Páre de dizer que é profissional de comunicação. Você é uma vergonha a essa categoria.

Anônimo disse...

Pena que não deu pra ver os BELOS OLHOS DE CAPITU...

Anônimo disse...

Alunos de Letras que não sabem que não se acentuam oxítonas terminadas em U... Tirem o acento de Capitu!!! Talvez por isso ela tenha sido condenada nesse julgamento!!!

Unknown disse...

Olá, também farei este trabalho, porém serei advogada de defesa. Realmente acredito na inocência de Capitu, para mim Bentinho é um ciumento doente e o dissimulado desta história é José Dias que tem o interesse de ir à Europa portanto convence e atormenta a cabeça de D. Glória para botar Bentinho no seminário. E começa a falar mal de Capitu para Bentinho esperando que ele a esquecesse não estragando assim sua tão esperada ida à Europa. Para mim Capitu é inocente e vítima do ciúme doentio de um esquizofrênico.

 

Copyright © Lucas Celebridade. desenvolvido por: Herick Sampaio